Websérie HIV – 40 Anos – AIDS e suas histórias lança “Transmissão Vertical, Assunto Proibido” no dia 1º de dezembro

Para marcar os 20 anos da Agência de Notícias da AIDS, liderada pela jornalista Roseli Tardelli, a estreia da websérie é o início das comemorações. O evento acontece no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, no CineSesc, a partir das 19h30.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV e, na população infantil, a transmissão vertical (de mãe para filho) foi a principal via de infecção pelo HIV, responsável por cerca de 90% dos casos notificados de AIDS em menores de 13 anos. Hoje, São Paulo é a primeira metrópole da América Latina a eliminar a transmissão vertical do HIV.

Criada por Roseli Tardelli, a websérie “HIV – 40 Anos – AIDS e Suas Histórias” (com 06 episódios), produzida pela Agência de Notícias da AIDS, revisita os desafios da transmissão vertical do HIV no Brasil por meio das memórias de quem esteve no da linha de frente contra a Aids, como Dra. Marinella Della Negra, responsável pelo atendimento de crianças que vivem com HIV no Emílio Ribas, e Maria Cristina Abbate, que lidera a Coordenação Municipal de IST/Aids de São Paulo.

São histórias de superação e força, momentos de apreensão, revolta e redefinição da vida. Cada personagem conta como descobriu o diagnóstico, os desafios de conviver com o HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.

Sinopse: O primeiro episódio, uma compilação de toda a série, conta a história de quatro pessoas que vivem com HIV por transmissão vertical (da mãe para o bebê). Nasceram na década de 1990, nos primeiros anos da epidemia de AIDS no mundo: Marília Nascimento, Jennifer Besse, Gugãa Taylor e Diego Vieira. Cada personagem conta como descobriu o diagnóstico, os desafios de conviver com o HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.

Serão 06 episódios. O primeiro, uma compilação de toda a série, será lançado no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, no CineSesc, às 19h30, em São Paulo. Posteriormente, o vídeo estará disponível na TV Sesc, nas redes sociais do Sesc São Paulo e nas redes sociais da Agência Aids. Novos episódios estarão disponíveis a cada 20 dias.

Informação técnica:

  • Arte Gráfica: Leonardo Trujillo
  • Coordenação de set: Margarete Noé
  • Edição e Finalização: Aline Sasahara, Bianca Duarte (episódio com Dra. Marinella Della Negra), Roseli Tardelli
  • Produção: Roseli Tardelli
  • Apoio de Produção: Marcelo de Jesus, Bianca Duarte
  • Pesquisa e Elaboração de Textos Informativos: Talita Martins, Roseli Tardelli
  • Consultoria Médica: Dra. Marinella Della Negra
  • Fotos dos bastidores: Bianca Duarte
  • Direção Geral/Concepção/Entrevistas: Roseli Tardelli
  • Apoio: Sesc e Senac São Paulo, GSK e Vivi, Coordenação Municipal de IST/Aids de São Paulo e Unesco

Sobre a Agência de Notícia da AIDS: Portal que, há 20 anos, trabalha diariamente com jornalistas e na divulgação de informações e dados sobre a pandemia. Disponibiliza artigos assinados por especialistas em saúde, textos produzidos por pessoas que vivem com HIV/Aids, dados sobre a evolução da epidemia no mundo e resultados de pesquisas sobre vacinas no combate à Aids. Atualmente, 1.200 jornalistas, ativistas e membros da comunidade científica recebem agendas atualizadas sobre o tema.

Mais informações: www.agenciaaids.com.br

Sobre Roseli Tardelli: Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero – São Paulo, com mestrado pela Universidad de Las Ciências de La Informácion – Navarra – Pamplona – Espanha. Roseli Tardelli foi a primeira mulher a apresentar o programa “Roda Viva”. Em maio de 2003, lançou a Agência de Notícias da AIDS. Em 1994, antes da existência dos coquetéis de medicamentos contra a AIDS, Roseli perdeu o irmão, Sérgio Tardelli, devido à AIDS. Desde então, tem se dedicado a ações de comunicação e cultura relacionadas ao tema, especialmente por meio de sua Agência de Notícias da AIDS, que completa 20 anos em 2023.

Sobre Aline Sasahara: Aline Sasahara, graduada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp, é documentarista, diretora e roteirista, com foco especial em direitos humanos, sociais movimentos e educação.

Detalhes do evento:

  • Evento: Lançamento da Websérie – 40 Anos – AIDS e Suas Histórias em comemoração aos 20 anos do portal Agência de Notícias.
  • Data: 1º de dezembro (sexta-feira)
  • Local: CineSesc (Rua Augusta, 2075)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *