VIIIXE: festival de música nordestina fortalece a história do forró e do piseiro no Brasil

VIIIXE: festival de música nordestina fortalece a história do forró e do piseiro no Brasil

A cultura nordestina no Brasil atrai para a região apaixonados por sua gastronomia, artesanato e músicas. O carnaval e o São João, festas tradicionais, sempre foram importantes para o desenvolvimento do axé e do forró, revelando grandes artistas. Agora, de forma inovadora, o VIIIXE, leva a música nordestina para o restante do Brasil, conquistando ainda mais pessoas e se tornando o maior festival de forró e piseiro do país. Em 2023 o VIIIXE acontecerá em 15 capitais e promete colocar todo mundo para dançar. 

“Dois pra lá, dois pra lá”, sempre foram orientações básicas para quem tem o primeiro contato com o forró dançar o ritmo mais marcante da música nordestina. Grandes artistas como Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, que foi um dos precursores do gênero musical, tornaram o ritmo conhecido em todo o Brasil. Ao longo do tempo, o forró foi ganhando diferentes vertentes, se dividindo nos mais variados estilos: Pé de Serra, Universitário, Eletrônico, e agora o ritmo do momento, o Piseiro.

O forró tradicional é caracterizado por três instrumentos, o triângulo, a sanfona e a zabumba. Na década de 70, aconteceram as primeiras adaptações, dando origem ao forró universitário, que teve como grandes propagadores Alceu Valença e Elba Ramalho. Já nos anos 90, o ritmo musical ganhou sons mais eletrônicos, até evoluir para o piseiro nos anos 2000. Atualmente um dos ritmos de maior sucesso no Brasil, o piseiro se caracteriza pelo uso de teclados e sintetizadores eletrônicos. No início, bastava voz e teclado para agitar a platéia, agora os shows são grandes produções, proporcionando uma experiência inesquecível para o público que assiste. 

Com o line up formado por artistas nordestinos que conquistaram o seu espaço na música nacional, o VIIIXE traz aos palcos os maiores sucessos da atualidade, como a cantora Mari Fernandez, Felipe Amorim, Priscila Senna, Iguinho & Lulinha, Ávine, Zé Cantor, João Gomes, Nattan, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Xand Avião e Zé Vaqueiro. Juntos eles arrastam multidões por onde passam e são responsáveis pela consolidação do forró e do piseiro por todo o país. 

O VIIIXE que foi sucesso no ano passado, aconteceu em 13 capitais, com público variando entre 14 e 46 mil pessoas por cidade, somando mais de 300 mil pessoas se divertindo, mais de 300 mil seguidores nas redes sociais e o destaque conquistado na imprensa, o festival será ainda maior em 2023. Neste ano o VIIIXE passará por 15 capitais, sendo em grandes espaços de eventos para receber o público com conforto e segurança, garantindo a diversão a noite toda. O festival já aconteceu em Aracaju e Brasília. 

Para acompanhar as novidades do VIIIXE e o line up em cada cidade, acompanhe no instagram oficial @viiixeforroepiseiro.

Confira onde serão os próximos VIIIXE:

25/03 – Vitória

26/03 – Goiânia

30/04 – São Paulo

20/05 – Salvador

27/05 – Recife

07/06 – Rio de Janeiro

10/06 – Manaus

22/07 – Natal

15/08 – Teresina

09/09 – Belo Horizonte

06/10 – Belém

28/10 – Caruaru

09/12 – Fortaleza

Higor Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *