Natalia Lafourcade lança “Para Qué Sufrir – versão acústica”, com Jorge Drexler

Natalia Lafourcade lança “Para Qué Sufrir – versão acústica”, com Jorge Drexler

Novo vídeo oficial de “Un Canto por México”

No segundo volume de “Un canto por México”, Natalia Lafourcade compartilha o vídeo oficial de sua colaboração com Jorge Drexler em formato acústico: “Para Qué Sufrir”.

Escrito por Natalia e Juan Manuel Torreblanca “Para qué sufrir” foi originalmente lançado em Hasta la Raíz (2015). Essa produção recebeu dois Grammy Latinos (Melhor Álbum de Música Alternativa e Melhor Engenharia de Gravação para um Álbum) e marcou uma virada na carreira da multi-instrumentista, produtora, compositora e cantora. Ao longo dos anos, a música se tornou uma das favoritas de Natalia e por isso foi escolhida para fazer parte do “Un canto por México”, que com seu primeiro volume recebeu o Grammy Latino de Melhor Canção Regional Mexicana por “Mi Religion”, além do Prêmio Álbum do Ano, situação que a tornou a terceira mulher na história dessa cerimônia a conquistar a categoria.

A versão acústica de “Para qué sufrir” é a décima primeira canção de “Un canto por México, Vol. 2” e contou com a participação do vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, Jorge Drexler. Jorge e Natalia cultivam uma longa amizade que os uniu musicalmente pela primeira vez em “Oración caribe”, do álbum de Natalia “Mujer Divina – Homenaje a Agustín Lara (2012)” e que mais tarde os reuniria em “Salvavidas de hielo”, uma faixa que dá nome à produção 2017 da uruguaia. No vídeo, que o mexicano agora compartilha, é possível perceber a naturalidade e o talento com que os dois artistas trabalharam desde o primeiro momento nos estúdios da Sony. Este novo vídeo é uma prova do calor de uma obra sem cortes ou edições.

Natalia foi recentemente reconhecida pela revista GQ como uma das 21 artistas que vão mudar a música no mundo; título que se junta à sua inclusão na lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do México. Com esta série de prêmios, o mexicano continua uma carreira de sucesso que até agora ganhou dois prêmios Grammy e quatorze prêmios Grammy Latino.

Atualmente, junto com um grupo de especialistas, Natalia Lafourcade está encarregada de dirigir o trabalho de reconstrução do Centro de Documentação de Son Jarocho por meio de seu projeto de altruísmo “Un canto por México”.

Sobre Un canto por México :

É um projeto musical beneficente que Natalia Lafourcade utiliza para diversas causas, desta vez a favor da reconstrução do Centro de Documentação Son Jarocho, que foi seriamente afetado em 2017. Além de contar com diversos doadores e esforços específicos, em novembro de 2019, sob a bandeira deste projeto, foi realizada uma apresentação ao vivo no Auditório Nacional do CDMX com um show esgotado em que todo o dinheiro arrecadado foi oferecido para as obras de reconstrução do CDSJ. Os discos “Un canto por México” volumes um e dois são o resultado da preparação da música para este concerto pela comunidade.

Sobre o Centro de Documentação Son Jarocho:

O Centro de Documentação Son Jarocho (CDSJ) é um recinto fundado por Ricardo Perry e os Cojolites há mais de 19 anos. Desde então, tem sido utilizado para formar músicos, bailarinos, além de indústria têxtil, cerâmica, arte culinária e outros saberes do povo veracruz. O CDSJ fortaleceu o tecido social e preservou as tradições da comunidade, além de ser o único lugar no México onde tudo relacionado ao son jarocho é documentado. Durante os terremotos de setembro de 2017, o CDSJ foi seriamente afetado e Natalia Lafourcade decidiu apoiar sua reconstrução. Convocados pela artista, Nido Social AC, o Fuerza México Trust, a Pienza Sostenible Foundation e o ADG Workshop, entre outros, deram os primeiros passos no processo juntos. Assim nasceu “Juntos pelo CDSJ” (@juntos_cdsj), com foco em unir vontades, levantar fundos e canalizar toda a ajuda para a reconstrução do centro e da casa das famílias que lá viviam.

Higor Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *