Estreia no Rio de Janeiro o espetáculo “PASSPORT”, primeira produção teatral do coletivo Laboratório de Atores

Uma das peças mais traduzidas do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott desde sua publicação em 1988, PASSPORT estreia no Rio de Janeiro. Depois de ter sido publicada em  espanhol, dinamarquês, russo, polonês, inglês, português, grego e até mesmo em japonês, a peça acontecerá em solos cariocas numa montagem idealizada por Camila Curty e com produção de Marcos Covask e Luiz Felipe Machado. Com estreia prevista para maio, Passport traz no elenco Pablo Cortez, Victor Almeida, além da própria Camila Curty que também assume a  direção, é uma peça que explora a ausência de identidade e a falta de comunicação entre os  indivíduos.

Foi em uma residência artística realizada pelo Sesc em outubro de 2015, que Camila  tomou conhecimento da dramaturgia de Ott, sobretudo após uma leitura dramatizada de  Passport dirigida por Sidney Cruz. Interessada pela obra, a atriz e diretora foi em busca do autor da peça, que conta uma história universal, onde o espectador, para além da narrativa, pode se questionar o quanto é violado, todos os dias, sem justificativa cabível. 

Em cena, Eugênia (Camila Curty) se encontra perdida em uma estação de trem; onde sua língua mãe e seu passaporte não são reconhecidos. Na estação, pede ajuda a um soldado  (Victor Almeida) que, por não compreender seu idioma, recolhe seu passaporte e se recusa a ajudá-la. Nesse lugar desconhecido e sem sua documentação, aborda um oficial (Pablo Cortez), que enxerga em Eugênia uma ameaça a sua própria pátria, desencadeando uma sequência de atos conspiratórios e perigosos, resultado da carência de comunicação, de identidade e de uma pré-disposição em atacar o desconhecido. 

“Em uma situação limite, estranhamente é possível encontrar brechas para o  autoconhecimento, de maneira que uma identidade enevoada pode ganhar forma, e isso fica claro na estrutura primorosa que Gustavo Ott propõe”, acredita a diretora. 

O espetáculo foi contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca 2022 da  Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e será realizado através do coletivo  Laboratório de Atores com apresentações para escolas públicas e apresentações abertas para o  público geral.

SERVIÇO – PASSPORT: 

DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos 

DIAS: 30 e 31 de maio de 2023 

HORÁRIOS: 13h30 e 15h30 (02 sessões por dia) 

LOCAL: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim 

ENDEREÇO: Praça do Barro Vermelho s/nº, Praça Geraldo Simonard, Pechincha 

INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública. 

DIAS: 02 de junho de 2023 

HORÁRIOS: 14h e 19h (02 sessões) 

LOCAL: Arena Carioca Fernando Torres 

ENDEREÇO: Rua Soares Caldeira, 115 – Parque Madureira 

INGRESSOS: Sessões gratuitas para estudantes da rede pública.

 

DIAS: 17 e 24 de junho de 2023 

HORÁRIOS: 20h  

LOCAL: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá  

ENDEREÇO: Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22743- 010 

INGRESSOS: R$ 30,00 INTEIRA e R$ 15,00 MEIA 

FICHA TÉCNICA 

AUTOR: Gustavo Ott 

DIREÇÃO: Camila Curty 

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Pablo Cortez 

ELENCO: Camila Curty / Pablo Cortez / Victor Almeida 

FIGURINOS: Marcos Covask 

ILUMINAÇÃO: Bruno Henrique Caverninha 

CENÁRIO: Camila Curty / Marcos Covask 

CENOTECNIA: Jonathan Silva

TRILHA SONORA: Rafael Fonseca (Rafeau) PROGRAMAÇÃO VISUAL: Leandro Fazolla ASSESSORIA DE IMPRENSA: DD Assessoria VÍDEO: Guapoz Produções Artísticas 

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcos Covask ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Luiz Felipe Machado REALIZAÇÃO: Laboratório de Atores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *