Conheça Saturnina

Conheça Saturnina

SATURNINA é um projeto alternativo e experimental desenvolvido por Mia Blun e André Garotti nesses tempos sombrios e solitários de pandemia e isolamento social.

Com a carga excessiva de trabalho e a extinção da vida social, Mia Blun resolve criar um perfil no instagram em 21 março de 2021 para postar versões das músicas que curtia quando era adolescente em Brasília-DF. Ocorre que os seguidores e amigos, sabendo que Mia Blun desde os 12 anos de idade já tocava na noite e tinha músicas autorais, começaram a pedir para que a cantora tocasse as suas composições ao invés de fazer tributo e versões de outros artistas.

Em março de 2021, Mia Blun procurou ajuda dos produtores musicais Allan Massay e André Garotti para produzir 6 faixas e matar a sede do povo por músicas novas e diferentes. Os produtores, com a finalidade de buscar a real essência de Mia, pediu para que ela voltasse no tempo até chegar no primeiro álbum que comprou na vida. Com esse exercício ocorreu uma catarse e Mia utilizou a solidão das madrugadas e os intervalos do trabalho para escrever canções que envolviam temas relacionados à melancolia, depressão e tristeza.

Dessa depressão pandêmica surgiu a ideia para o EP de estreia da SATURNINA: “MELANCOLIA POR DIVERSÃO?”, que é saturno, soturno e melancólico, porém a melancolia serve para mostrar que Mia sobrevive mesmo depois de tanto tempo de isolamento social e de ter enfrentado pela primeira vez na vida a depressão.

André Garotti gostou tanto das músicas desse projeto que resolveu formar uma banda com Mia, sendo agora um projeto de ambos. Como se trata de um desabafo melancólico nessa quarenta, nada mais justo do que colocar o nome da banda de SATURNINA.

Saturnina
adjetivo feminino singular de saturnino
saturnino
sa.tur.ni.nosɐturˈninu
adjetivo

1. MITOLOGIA relativo a Saturno, deus
romano protetor da agricultura; saturnal

2. ASTRONOMIA relativo ao planeta Saturno;
saturnal

3. ASTROLOGIA que sofre influência do
planeta Saturno; saturniano

4. relativo ao chumbo e aos seus derivados

5. figurado sombrio; triste

O que Saturno representa na Astrologia?
Saturno é o planeta mais distante que pode ser visto a olho nu. É o limite do sistema solar “natural”, porque os outros 3 planetas que estão além de Saturno são sobrenaturais em certos aspectos. Saturno simboliza o ser
humano que aprendeu todas as suas duras lições com a vida terrena e está pronto para entrar no domínio dos planetas misteriosos (Urano, Netuno e Plutão). Portanto, Saturno também é conhecido como “o Guardião no Limiar”.

Onde Júpiter representa expansão, Saturno representa o oposto: redução, limitação. Ambos são indispensáveis. Limita as transições de marca e indica qual é o limite extremo. Saturno é o símbolo daqueles limites da vida que não podem ser cruzados.

Características Negativas de Saturno Egoísmo, desconfiança, pessimismo, misantropo, rancoroso e teimoso. Difícil e
rígido. suscetível à depressão. Também, Mia resolveu adotar o nome de SATURNINA por ser uma das santas mais feministas da religião católica. A história dessa santa é bem obscura e demonstra a as diversas formas de violência contra as mulheres (psicológica, física, sexual, moral e patrimonial) que até hoje lutamos para extirpar da sociedade.

4 de junho – Santa Saturnina

Sua história afirma que ela veio de uma nobre família alemã, seu pai era rei) e que ela fez um voto de castidade aos doze anos de idade. Quando seus pais a obrigaram a casar quando ela completou 20 anos, ela fugiu da Alemanha para a França. O homem a quem ela tinha sido prometida, um senhor saxão, perseguiu-a na França depois de receber a aprovação dos pais de Santa Saturnina. Ele a encontrou escondida com alguns pastores em Arras; ela estava trabalhando como serva. Ele tentou estuprá-la, e quando ela resistiu, ele acabou decapitando-a. O senhor miraculosamente se afogou em uma fonte, e Santa Saturnina então levou sua própria cabeça em suas mãos e, como
testemunhado pelos habitantes da cidade, levou sua cabeça até a igreja de São Remi, que ficava na aldeia seguinte: São Marcos. Ela foi então enterrada lá. Outra tradição afirma que Santa Saturnina colocou sua cabeça em uma pedra e São Marcos, proclamando-se ser o último sacrifício humano que a cidade sofreria.

Agora a banda SATURNINA não é mais um devaneio lírico, uma história trágica de violência contra a mulher ou um poema em páginas soltas, mas sim a mente criativa de dois músicos de Brasília – DF que se uniram pelas ondas de Tesla, saindo dessa inércia coletiva com sons saturnianos. Mia e André são ALTERNAUTAS (astronautas alternativos) e não temem experimentar diversas referências de estilos como, por exemplo, FLAMENCO, ROCK, BLUES, INDIE, FOLK, FREVO, MARACATU, MPB, BOSSA NOVA e DREAMPOP.

A música de trabalho GATO PRETO postada1 no perfil do instagram de Mia Blun, no dia que ela a compôs, teve mais de 12 mil visualizações e uma grande receptividade das pessoas. Também, no primeiro concurso musical inscrito de
responsabilidade do GDF, a SATURNINA foi selecionada em 3º LUGAR e teve a oportunidade de tocar dia 28/10/21 no ESTÁDIO NACIONAL de BRASÍLIA.

No perfil do instagram da SATURNINA é possível conferir os inúmeros feedbacks recebidos dos críticos e influencers da música:  https://www.instagram.com/369saturnina

O segundo single do projeto é a música “Drinks”, lançada em 24/11/21 e quebrou paradigmas, surpreendendo os ouvintes e críticos com uma mistura inusitada de bossa nova, dreampop e toques música eletrônica. O EP “MELANCOLIA POR DIVERSÃO?” possui a data de lançamento em 12/12/21, trazendo 6 músicas que devem ser ouvidas na ordem por serem interligadas e contarem uma história melancólica:

1. Avenida Paulista

SATURNINA introduz o EP com elementos de flamenco e música cigana só que numa abordagem mais MPB. Mia Blun toca castanholas nessa faixa e se apresenta ao público: “Mas você sabia… Me conhecia.. Eu sempre fui criativa! Criava mil mundos, intérpretes remotos, absurdos, sem ação. Mas você sabia! Eu já nem me pertencia…”

2. Penso em Você

Nessa faixa Mia Blun homenageia o carnaval de Recife e Olinda, com elementos e referências da música regionais.

3. Jurema

SATURNINA propõe uma mistura de elementos da música nordestina com uma pegada que lembra a época de ouro dos acústicos da MTV, que traziam o melhor do pop/rock e da MPB para a Televisão.

4. Melancolia por Diversão?

Quebrando a lógica do EP, Mia Blun apresenta uma composição que homenageia o rock alternativo e o grunge dos anos 90. A letra é melancólica e conta o fim de um relacionamento abusivo.

5. Drinks

Terminando o relacionamento tóxico, é hora de ir pro arpoador no fim da tarde, tomar umas no bar e ter a consciência que o amado não irá voltar. Nessa faixa é proposto uma renovação da bossa nova, misturando com dreampop e toques de música eletrônica.

6. Gato Preto

É música que finaliza o EP, propondo um blues rock “purista” com Mia tocando gaita e falando que agora não quer mais sofrer por amor!

Por fim, para a surpresa da SATURNINA, a música GATO PRETO está tocando em uma das maiores rádios de Brasília-DF: MAISBRASILNEWS 101,7FM. O público gostou tanto que MIA BLUN ganhou um especial na rádio e entrou no TOP 6, chegando a tocar 3 vezes por dia na programação: https://www.instagram.com/p/CU22tENlBn3/

A rádio inconfidência de Minas Gerais, uma das mais tradicionais de Belo Horizonte, incluiu GATO PRETO na programação! E a expansão do projeto não parou por aí, chegando em rádio da Bahia e de outras cidades, até Manaus! O que surpreende Mia e André por ver um blues rock purista tocando ao lado de sertanejo e funk, sendo fato que demonstra que o povo brasileiro anseia por músicas diferentes.

Devido a grande receptividade do público e da crítica, a SATURNINA já está separando 12 músicas para o álbum “MÚSICA PARA CHORAR”, a data do lançamento fica para 2022 e terá de 2 a 3 músicas em inglês pelo fato de que diversas playlists e 3 rádios (até o momento – 24/11/21) dos EUA e da Europa adicionaram GATO PRETO e DRINKS, fato que surpreende ainda mais Mia e André porque as músicas são em português!

Higor Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: