A simplicidade poderosa de Zé da Viola

A simplicidade poderosa de Zé da Viola
Fotografia: Hosana Oliveira

Nascido no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Lourival Gesteira Filho, conhecido como Zé da Viola, interpretou diversos sucessos da Disney que marcaram as mais diversas gerações de fãs, como as animações Toy Story, Vida de Inseto e James e o Pêssego Gigante. Atualmente com os seus 68 anos, o que mais deseja é levar o seu prazer pela música e sua experiência para todos os públicos e, principalmente, da cultura nerd e geek.

Desde antes de ingressar nas produções da Disney, Zé da Viola cantava junto com seus dois irmãos. Eles gravaram vários discos, mas a carreira acabou cedo após a morte de um do trio.

A simplicidade ao cantar todos os episódios de sua vida pessoal e profissional, esconde uma voz poderosa que canta as canções, “Amigo Estou Aqui”, “Voar Eu Não Vou Nunca Mais” e “Coisas Estranhas” de Toy Story; o levaram para um destaque sem precedentes dentro da cultura pop.

Na entrevista realizada pelo canal no YouTube Versão Dublada, Zé da Viola conta que conquistou a oportunidade de cantar nos filmes da Disney através de um teste, logo após gravar um CD com os seus irmãos.

“Tinha ido gravar um CD. Quando acabou a gravação, o chefe de estúdio falou que queria conversar comigo. Você não quer fazer um teste para um filme chamado Toy Story. Não quer fazer um teste para esse filme?”, recorda Zé da Viola.

Zé da Viola já foi convidado para cantar no canal de YouTube Castro Brothers em 2019, foi júri técnico do Melhor Projeto Musical Geek do Cubo de Ouro nas edições de 2019 e 2020 e participou de diversos eventos pelo Brasil, como a CATSU em Minas Gerais e Ultimate Geek em São Paulo.

Mesmo com a limitação de ter apenas 30% da visão de um dos seus olhos, Zé da Viola só tem um propósito na vida: levar as mensagens positivas das canções para todos os fãs, levar o amor, força e simplicidade através de suas músicas e interpretações. Para ele, a satisfação de todos pela sua musicalidade é que o motiva para seguir em frente. Pois ele segue arriscando a canção de maior sucesso, “Amigo Estou Aqui”.

Higor Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: